Fonte: PlayStation.Blog BR
LEGO Horizon Adventures traz uma nova visão da primeira aventura da Aloy. A Guerrilla e o Studio Gobo se encontraram na sede do LEGO Group, em Billund, para falar um pouco sobre os bastidores da criação do jogo. Assista ao vídeo completo aqui ou continue lendo para saber como eles construíram o mundo da Aloy, peça por peça!
Kat Woolley, produtora sênior do Studio Gobo, nos falou um pouco sobre como é trabalhar em um jogo LEGO e como foi adaptar a história nessa aventura divertida. “Houve uma união de talento, dedicação, criatividade e prazer. É muito gostoso trabalhar em um jogo LEGO, especialmente nesse, que exige todo um empenho para trazer o tema sério do Zero Dawn original para LEGO Horizon Adventures. A gente precisou dar aquele tom divertido, de leveza e de brincadeira.”
“Horizon se baseia nos mistérios sobre as origens, especialmente da Aloy. Foi algo que tentamos replicar em LEGO Horizon Adventures, onde cada personagem tem sua missão de encontrar uma família, construir um lar e criar laços entre eles na história de LEGO Horizon Adventures”, explica Stephane Varrault, diretor de design da Guerrilla.
Criação do mundo
Tudo que se vê em LEGO Horizon Adventures é feito de peças LEGO de verdade. Então, se você tem as peças certas em casa, consegue reconstruir tudo desse mundo, incluindo as máquinas, os baús de tesouro e até o Coração da Mãe!
Lucas Bolt, artista sênior dos cenários, explica: “O mundo de Horizon Zero Dawn é repleto de paisagens naturais deslumbrantes. Esse é um dos pilares do jogo, então também tivemos que criar isso em LEGO Horizon Adventures.”
“Dá pra ver como tudo é construído, cada detalhe, todos os pequenos elementos de LEGO que foram usados na criação”, acrescenta Joe Kyde, designer sênior de modelos do LEGO Group.
Roy Postma, diretor de arte da Guerrilla, discorre sobre o processo de visualização e desenvolvimento do mundo de Horizon no formato LEGO. “Começou de um jeito bem realista, reconstruindo os cenários originais do Velho Mundo de Horizon… E aí, alguém colocou um conjunto LEGO oficial no plano de fundo, acho que era o posto de gasolina do LEGO. A gente olhou e pensou, ‘ah, acho que funciona, fica divertido!’. Fez todo sentido o Velho Mundo ser o nosso mundo de LEGO.”
Construção das máquinas
“Minha parte favorita do processo de criação das máquinas é acompanhar o desenvolvimento das construções”, diz Joe. “Ver como elas evoluem naturalmente a partir das versões iniciais, ver as equipes trabalhando juntas para solucionar problemas específicos, como chegar ao movimento e ao visual que a gente quer.”
“Ao longo do desenvolvimento, começamos a imaginar como seria a versão LEGO de cada máquina”, diz Toño González, chefe de design de jogo do Studio Gobo. Stephane acrescenta, “para cada máquina, a gente se perguntava: quais são as características dela, como ela se comportaria no jogo e como podemos criá-la da melhor forma com as peças LEGO?”
Uma das máquinas presentes em LEGO Horizon Adventures é o Carapaça, uma espécie de caranguejo mecânico que transporta carga para os diferentes caldeirões encontrados no mundo. “A personalidade do Carapaça era o fator mais importante”, explica Toño. “Ele está sempre tentando defender a carga dele. Então o Carapaça tinha que ser uma máquina ferozmente defensiva, só que de um jeitão engraçado.”
O processo de design das máquinas com peças LEGO não foi muito diferente da forma como a Guerrilla as criou originalmente, segundo Frédéric Andre, chefe de criação do LEGO Group. “Queríamos recriar a máquina com o máximo de detalhes, então começamos com o esqueleto dela e fomos adicionando os detalhes a partir daí. Também é assim que a Guerrilla cria suas próprias máquinas: a partir de um esqueleto, eles adicionam as chapas de blindagem e tudo mais.”
“Cada máquina tem sua própria personalidade e ataques específicos. Elas são muito diferentes umas das outras, então, quando os jogadores enfrentam várias delas juntas, o combate fica divertido, criativo e bem imprevisível”, comenta Toño, sorridente.
Personalização total
Com a personalização, os jogadores podem se expressar de uma forma fofa e divertida, incluindo trajes da primeira aventura da Aloy em versão LEGO, ou de conjuntos LEGO reais que qualquer pessoa pode ter em casa!
Stephane explica: “Um dos nossos principais pilares no jogo é a liberdade dos jogadores. Por isso criamos sistemas onde nenhum combate é igual ao outro, e por isso também queríamos oferecer liberdade para eles customizarem os personagens e o mundo. Por exemplo, o Coração da Mãe precisava refletir a sua criatividade ao recriar o vilarejo dos seus sonhos.”
A Kat comenta que alguns dos trajes encontrados em LEGO Horizon Adventures podem mudar completamente o clima de uma cena ou de uma conversa entre os personagens. “Muitas vezes, conversas que deveriam ser bem sérias acabam se tornando ridículas, se você estiver usando um traje de porco ou lhama.”
“Quando percebemos que as opções de personalização não tiravam a essência de Horizon e funcionavam perfeitamente no mundo do jogo, tudo ficou mais livre e ainda mais divertido.”
Todos juntos
Era fundamental que a experiência cooperativa de LEGO Horizon Adventures funcionasse bem para que os jogadores se revezassem nas ações e trabalhassem em conjunto para desbravar os ermos.
“A ideia era que as pessoas jogassem juntas e se metessem em encrenca juntas”, comenta Toño. Stephane continua: “elas podem jogar juntas na mesma TV ou online. Agora são dois jogadores, duas pessoas agindo no mesmo mundo. E esse mundo reage aos seus comandos e ações. Isso foi a cereja do bolo para deixar a experiência perfeita.”
Quer você já esteja familiarizado com as aventuras de Aloy, ou essa seja sua primeira vez entrando na franquia, mal podemos esperar para ver as combinações divertidas de personagens e as sequências de combates que vocês farão quando LEGO Horizon Adventures for lançado no dia 14 de novembro.