Resumo da Summer Game Fest 2025

Fonte: PlayStation.Blog BR

09/06/2025
O’Dell Harmon Jr. (ele/dele)

A equipe do PlayStation Blog voltou para Los Angeles para participar da Summer Game Fest Play Days. A equipe conseguiu testar alguns dos vários jogos de PS5 que ainda serão lançados. Aqui estão alguns destaques!

Crimson Desert | Lançamento em 2025

Publisher: Pearl Abyss | Desenvolvedores: Pearl Abyss | PS5

Crimson Desert traz um combate corpo-a-corpo complexo e profundo e um mundo aberto épico. Durante o combate, os jogadores podem utilizar chutes, agarrões, golpes com armas, golpes aéreos e muito mais, em um sistema de combate cheio de camadas que lembra mais Soul Calibur do que Dark Souls. A ação é rápida e acrobática, e com muita ferocidade quando você imbuir seus ataques mais fortes com poderosa magia elemental como gelo e eletricidade. Ou atire um sinalizador para chamar um ataque de artilharia e aniquilar hordas de seus oponentes. 

De maneira geral, avistei alguns aspectos conhecidos do gênero de fantasia de mundo aberto, como poder convocar um cavalo para movimentação mais rápida, liberar fortes inimigos e lutas épicas contra chefões. O mundo aberto é imenso, e a Pearl Abyss diz que levaria mais de duas horas para atravessar o continente do jogo à cavalo. Se você ama mundos abertos e combate complexo, este jogo é para você.

– Sid Shuman

Crisol: Theater of Idols | Lançamento em 2025

Publisher: Blumhouse Games | Developer: Vermila Studios | PS5

Crisol: Theater of Idols leva as lutas até a morte a um novo patamar, com você tentando sobreviver contra terrores animatrônicos pelas ruas de uma Espanha steampunk reimaginada, usando seu próprio sangue como munição. Explorar os cantos amaldiçoados de Tormentosa se torna um exercício de controle e furtividade já que cada vez que você recarrega sua arma, está drenando sua própria vida. Por sorte, o protagonista Gabriel pode também absorver sangue dos inimigos e de corpos que encontrar pelo caminho, mas é importante manter a calma e atirar com precisão, uma tarefa que não é tão fácil enquanto estátuas de santos usando armas correm em sua direção. Eu consegui terminar o meu tempo com o título com apenas uma gota de sangue sobrando, pronta para aprender mais sobre o que este mundo belo e perverso guardava para o futuro de Gabriel.


-Kristen Zitani

Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2 | Lançamento em 5 de agosto

Publisher: Sega | Developer: CyberConnect2 | PS5

Com Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba The Movie: Infinity Castle chegando em setembro e o sucesso do anime, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2 chega em uma ótima hora para os fãs da série. The Hinokami Chronicles 2 se passa depois dos eventos dos arcos de The Entertainment District, The Swordsmith Village, e The Hashira Training, com mais mecânicas de batalha e cenas épicas no modo para um jogador. O novo sistema de equipamento deixa os jogadores customizarem cada Demon Slayer com habilidades e poderes diferentes para combinar com seu estilo de jogo, independente do estilo de respiração de cada Demon Slayer.

O Versus Mode parece um jogo inteiro novo em vez de apenas uma opção multiplayer. Todos os nove Hashira podem ser usados, além dos novos demônios Upper Rank, para mais de 40 personagens. O novo sistema de combo e assistência não deixa nada a desejar nem comparado com os jogos de luta mais modernos, e até vejo alguns jogadores focando neste modo exclusivamente. 

-O’Dell Harmon Jr.

Directive 8020 | Lançamento em 2 de outubro

Publisher: Supermassive Games | Developer: Supermassive Games | PS5

A Supermassive Games sempre entendeu que alguns dos melhores momentos de terror são aqueles que decorrem de decisões bem intencionadas das pessoas. Múltiplas escolhas e o efeito borboleta sempre têm sido parte dos jogos da série Dark Pictures, onde os clichês do terror podem até parecer familiares, mas as suas ações e escolhas são o que cria os sustos e a emoção. Directive 8020 parte rumo ao espaço, e imediatamente deixa bem claro que ninguém está seguro. Joguei uma parte do título duas vezes este fim de semana. Durante a minha sessão, os membros da tripulação encontraram versões clonadas de si mesmos, que logo se transformaram em monstros enormes. 

Este encontro causou um efeito dominó, discussões entre a tripulação, e no final, uma escolha: posso confiar nos outros, ou alguém entre nós é um clone? A escolha que fiz a primeira vez que joguei abriu as portas para novas discussões e segredos revelados, da segunda vez, vi uma conclusão mais violenta e pelo menos uma opção perdida. Por sorte a Supermassive incluiu o sistema de Turning Points, uma tabela com os momentos decisivos que afetam a história. Conforme você joga, pode acessar esta tabela e voltar para decisões importantes, deixando você criar a sua história várias vezes.

-Kristen Zitani

FBC: Firebreak | Lançamento em 17 de junho

Publisher: Remedy | Desenvolvedores: Remedy | PS5

Fãs de jogos de tiro co-op diferentes devem prestar atenção em FBC: Firebreak, que chega no dia do lançamento para PlayStation Plus Extra, no meio de junho. O jogo se passa no mundo paranormal de Control, e Firebreak coloca os jogadores contra hordas de invasores Hiss e vários outros inimigos perturbadores, conforme cumprem missões e objetivos que requerem cooperação e trabalho em equipe. Cada jogador escolhe um Crisis Kit inicial, que garante armas e bombas normais para usar contra os inimigos, além de uma ferramenta especial que amplia as habilidades da equipe. Sozinhas, essas ferramentas são fracas, mas juntas, podem causar dano impressionante ou manipular o ambiente.

Uma missão pediu que destruíssemos notas estranhas encontradas pelo ambiente. Conforme um membro da minha equipe jogava água nas notas, eu as eletrocutava depois com ataques elétricos para vaporizá-las rapidamente, economizando tempo e munição. O combate continuou por um complexo de escritórios enquanto procurávamos tais notas, enfrentávamos os inimigos Hiss, e finalizamos contra um chefe chamado Sticky Ricky. Este jogo de tiro é um onde você terá que cooperar constantemente com seus aliados para vencer, e é uma sensação muito boa quando tudo funciona. O conteúdo pós-lançamento estará disponível sem custo adicional, com atualizações maiores programadas para o fim do ano. Firebreak é um game único entre o gênero de tiro co-op, com certeza vou jogar mais quando chegar!

-Sid Shuman

Grave Seasons | Lançamento em 2025

Publisher: Blumhouse Games | Desenvolvedores: Perfect Garbage | PS5

Grave Seasons é um game de “terror aconchegante”, um simulador de fazenda com um toque aterrorizante de assassinato em série. Conforme você planta, colhe e constrói seus relacionamentos com seus vizinhos (extremamente atraentes), terrores sobrenaturais logo chegam para cobrir a sua cidade de Ashenridge de sangue, obrigando você a resolver qual habitante está por trás desta onda de terror. Cada vez que jogar, um habitante aleatório é escolhido como o assassino, então o mistério sempre toma novos rumos a cada sessão, e sim, você pode até ter um romance com o assassino. Não tive muito tempo para cuidar das cenouras que estava plantando, mas as pistas que consegui com meu primeiro encontro mortal me deixaram pronta para começar um novo dia e ver onde este mistério me levaria.

-Kristen Zitani

Mixtape | Lançamento em 2025

Publisher: Annapurna Interactive | Desenvolvedores: Beethoven & Dinosaur | PS5

Mixtape, da Annapurna, entende que a música é mais do que apenas som, é uma força que pode colorir e moldar memórias, relacionamentos e sonhos. Ninguém entende isso mais do que a protagonista Stacy Rockford, que pode quebrar a quarta parede, e cria a playlist perfeita para sua aventura final no colégio com seus amigos. Seja andando de skate pelas rodovias incríveis do Pacífico ouvindo DEVO, com Stacy batendo palmas no ritmo da música entre seus truques de skate, dando aquele head-bang pelas memórias de passeis noturnos até Silverstein, ou mesmo recriando um primeiro beijo terrivelmente detalhado (algumas memórias podem ser arruinadas pela música também…),a Beethoven & Dinosaur criou uma experiência visual e musical que estou pronta para dar o Play!

-Kristen Zitani

Pragmata | Lançamento em 2026

Publisher: Capcom | Desenvolvedora: Capcom | PS5

Pragmata combina desempenho em baixa gravidade, combate espacial e quebra-cabeças para criar um jogo de ação e aventura que parece ao mesmo tempo novo e familiar. O combate envolve manter robôs inimigos à distância com armadilhas e armas, conforme você desvia de ataques e hackeia suas defesas com seu companheiro Androide. Após resolver um quebra-cabeças onde você pode infligir diversos status negativos nos inimigos, as defesas deles irão quebrar, tornando-os vulneráveis. Cada encontro termina com uma combinação divertida de quebra-cabeças e combate.

Além das lutas, seu traje espacial possui propulsores que podem ser usados ​​para correr, pairar e outras manobras divertidas que ficam ainda mais incríveis no ambiente de baixa gravidade do mundo. Com gráficos impressionantes e uma jogabilidade fácil de entender, mas desafiadora de dominar, é um jogo que vale a pena ficar de olho.

-O’Dell Harmon Jr.

Resident Evil Requiem | Lançamento em 27 de Fevereiro de 2026

Publisher: Capcom | Desenvolvedora: Capcom | PS5

Logo após a revelação de Resident Evil Requiem, me juntei com a Capcom para uma apresentação de gameplay arrepiante antes de mergulhar na prévia do jogo em si. A primeira inovação de RE9 vem diretamente do menu de opções — os jogadores podem escolher assumir o papel de Grace Ashford na perspectiva de primeira ou terceira pessoa com um simples toque. É uma escolha que garante que os jogadores possam confrontar os horrores iminentes no estilo de jogo que preferirem.

Quanto a Grace, a seção que rodava no PS5 Pro começava com ela acordando para o pior pesadelo de qualquer garota — amarrada a uma cama de hospital de cabeça para baixo em um local desconhecido, com seu sangue sendo coletado por via intravenosa. Embora assustada com o que a cerca, a engenhosa agente do FBI se liberta e explora os corredores escuros do que se revela ser uma clínica de tratamento crônico. As sombras pareciam assustadoramente nítidas, e cada canto e passo convidava Grace a respirar fundo e a tremer de medo — uma resposta válida, especialmente porque eu estava gritando com o caos que ela enfrentava enquanto atravessava um corredor fechado. Uma abertura promissora para os horrores que estão por vir.


-Kristen Zitani

Shinobi: Art of Vengeance | Lançamento em 29 de agosto

Publisher: Sega | Desenvolvedores: Sega, Lizardcube | PS5

A franquia Shinobi retorna em Shinobi: Art of Vengeance, um título de ação cheio de personalidade. Este novo título da série vê Joe Musashi enfrentando a maligna ENE Corp, que deseja dominar o mundo e destruir o clã Musashi. Além da arte maravilhosa, o jogo tem o foco em exploração e no retorno para rever áreas antigas conforme você adquire novas técnicas ninpo para enfrentar seus inimigos. 

Isto funciona bem, conforme você explora com suas ferramentas ninja e encontra novos caminhos e segredos para uma profissão que combina com as sombras. O combate é ágil e divertido, com golpes especiais e itens para misturar as coisas ou ajudá-lo a sair de encrencas. Embora o combate momento-a-momento era razoavelmente fácil, as lutas contra chefes pediam um pouco mais de precisão e não deixavam muito espaço para o erro. A nova aventura de Joe expande sobre o original e mistura elementos modernos no gênero. 

-O’Dell Harmon Jr.

Sonic Racing: CrossWorlds | Lançamento em 25 de setembro

Publisher: Sega | Desenvolvedores: Sonic Team | PS5

Sonic Racing: CrossWorlds é tanto um jogo de corrida do mascote da Sega quanto uma comemoração da longa história de Sonic nos games. Com personagens como Hatsune Miku, Ichiban Kasuga, e uma nova mecânica de teleporte pelo mundo no meio da corrida a Sega veio com tudo neste título. Em cada corrida, você terá um rival entre os outros pilotos. As conversas conforme a corrida passa e as diferentes situações que surgem diferenciam este game dos outros do gênero. Cada corrida pareceu distinta e me fez querer ver as interações entre os personagens que, em circunstâncias normais, nunca se encontrariam.  

O teleporte pelo mundo deixa o líder da corrida ditar onde a volta do meio se passará, e embora inicialmente achei que isso seria apenas uma mudança cosmética, na verdade, é bastante estratégica. Cada destino pode pedir mais que você dirija, navegue ou voe, e você pode escolher um caminho que combina com seus talentos, ou tentar atrapalhar seus oponentes se souber como estão equipados. Embora o jogo seja nítidamente para os fãs, suas mecânicas de corrida são para todos.  

-O’Dell Harmon Jr.

Fique de olho nesses títulos para PlayStation, e em muitos outros, durante a Summer Game Fest.