Em Game Dev Story começando com um pequeno escritório e alguns milhares de dólares na carteira, você precisará contratar o pessoal necessário para desenvolver o primeiro jogo da recém nascida empresa. A lista de candidatos é assim: há um bom programador, um artista um pouco escasso e um designer nada mau; cada um deles, graças às suas competências, pode dar uma mão mais ou menos relevante na concretização do projeto. Depois que tudo estiver pronto, você deve finalmente escolher o tipo e o tipo de jogo a ser realizado, lembrando que algumas combinações se casarão muito melhor do que outras.
Em Game Dev Story o jogador pode escolher a plataforma na qual deseja desenvolver o projeto, e aqui as coisas começam a ficar bem interessantes. Na verdade, Game Dev Story traça os últimos vinte anos da história da indústria de videogames, repropondo-a na forma de uma paródia emocionante: começamos com os primeiros computadores e depois vemos quase todos os principais consoles portáteis e domésticos anunciados. Os nomes de empresas, jogos e plataformas foram revisados, mas são totalmente rastreáveis até os originais; o Game Boy se torna o Game Kid e a Microsoft agora é a Microx. No entanto, além da ordem em que os consoles são lançados, os desenvolvedores optaram por manter até mesmo o sucesso que tiveram ao nível do mercado, o que, por um lado, torna ainda mais agradável reviver esses vinte anos por dentro , por outro lado, o jogador pode prever facilmente grandes negócios e fracasso: ninguém será tão louco para desenvolver um jogo para Virtual Boy (perdão, Virtual Kid), enquanto apoiar imediatamente as taxas do PlayStation e do PlayStation 2 pode levar a um grande boxe.
Existem também prémios anuais, em que um júri premeia os melhores jogos do ano nas várias categorias. No decorrer do desenvolvimento de um projeto, porém, o jogador nunca ficará sem mãos: terá que instruir seus funcionários para cultivar suas habilidades, comprar os kits de desenvolvimento dos vários consoles, enviar comunicados e procurar novos funcionários.
É fundamental manter o interesse dos torcedores em alta, criar hype e ver a escalação dos jogadores dias antes do jogo, enquanto as vendas podem aumentar graças às boas críticas em revistas especializadas. E ainda, fazer a continuação de um jogo de sucesso significa começar com boas chances que o jogo vende, enquanto o jogador pode decidir se investe tudo em um projeto ambicioso ou faz pequenos títulos em muito pouco tempo, até que um orçamento tenha sido alcançado. alto o suficiente para poder fabricar e colocar seu console no mercado.