O núcleo do jogo é uma campanha single-player de combates por turnos inspirados em jogos como Final Fantasy Tactics e Shining Force, com o jogador controlando e sendo capaz de construir um grupo de personagens com habilidades complementares.
De acordo com os desenvolvedores, seu objetivo era criar um “jogo maduro para adultos no estilo de Game of Thrones ou The Black Company”. Eles pretendem envolver os jogadores emocionalmente, permitindo-lhes construir relacionamentos com os personagens do jogo e moldar o resultado da história através de uma série de opções de conversação. O jogo evita certas convenções de jogos de RPG de computador orientados para a ação, como o foco na história de um jovem herói solitário, saquear e comprar itens ou recarregar um estado de jogo salvo após a derrota. Em vez disso, os desenvolvedores pretendiam contar a história da caravana do jogador como um todo e encorajá-los a aceitar e lidar com as consequências de quaisquer derrotas que possam encontrar.
O primeiro jogo da Saga centra-se no retorno do Dredge, uma raça guerreira que despreza os humanos liderada pelo Bellower, um Dredge quase invencível que os lidera em uma guerra contra humanos e Varl. Como um exército errante enviado para lutar contra o Dredge e encontrar uma fraqueza para o Bellower, muitas decisões difíceis são tomadas pela caravana que moldaria o destino do homem e de Varl.
The Banner Saga é um videogame RPG tático com tema Viking.