Contexto
Destiny se passa em um futuro distante, depois que um evento conhecido como Colapso encerrou a Era de Ouro iniciada pela descoberta do Viajante e levou a humanidade à beira da extinção. A força responsável pelo colapso é conhecida como The Darkness e indiretamente atua como o principal antagonista. As batalhas contra as forças das Trevas são travadas em vários locais do Sistema Solar.
Trama
O jogo começa com o Fantasma do jogador ressuscitando-o como um Guardião, após ter estado morto por um período de tempo desconhecido. O Guardião é rapidamente forçado a lutar contra Decaídos que habitavam as ruínas do Cosmódromo próximo na Velha Rússia. O Guardião, com a ajuda de seu Fantasma, é capaz de garantir um jumpship e escapar para a Torre que abriga os Guardiões na fronteira da Cidade.
Depois de serem equipados e apresentados ao Vanguard e ao Gunsmith, a dupla aprende com Amanda Holliday que seu Arcadia Class Jumpship está perdendo seu Warp Drive, um componente necessário para viagens interplanetárias. Devido à escassez da peça e dos jumpships em geral, o Guardian é forçado a retornar ao local onde encontrou a nave na tentativa de encontrar a peça.
A Bungie enfatizou que o universo de Destiny estará "vivo". Eventos podem acontecer no jogo que não são necessariamente controlados ou planejados pelo desenvolvedor, o que ajudará a criar uma experiência de desenvolvimento dinâmica para a Bungie e uma experiência de jogo dinâmica para os jogadores. O estilo do jogo foi descrito como um jogo de tiro em primeira pessoa que incorporará elementos de jogos online multijogador massivos (MMO), mas a Bungie evitou definir Destiny como um jogo MMO tradicional. Em vez disso, o jogo foi referido como um "tiro de mundo compartilhado", pois carece de muitas das características de um jogo MMO tradicional. Por exemplo, em vez de os jogadores serem capazes de ver e interagir com todos os outros jogadores no jogo ou em um servidor específico - como é o caso de muitos jogos MMO convencionais - Destiny incluirá matchmaking em tempo real que permitirá aos jogadores ver e interagir apenas com outros jogadores com os quais são "combinados" pelo jogo.
Destiny incorporará um novo mecanismo de jogo que permite que a iluminação global e a iluminação dinâmica em tempo real ocorram juntas. Uma inovação na tecnologia "hopper" da Bungie, que tem sido a espinha dorsal do sistema de organização de partidas de Halo, permitirá uma melhor combinação de jogadores para criar uma experiência mais natural nos modos multijogador cooperativo ou competitivo.