DECEPTION IV: BLOOD TIES segue a história de Laegrinna, um fragmento animado da alma de um demônio aprisionado, enquanto ela luta contra seus inimigos, atraindo-os maliciosamente para armadilhas estrategicamente colocadas. De pedras rolantes e paredes pontiagudas a trampolins, donzelas de ferro, canhões humanos, banheiras caindo e cascas de banana, o jogador pode escolher entre uma infinidade de armadilhas dramáticas, sádicas e cômicas para acabar com um inimigo.
No entanto, simplesmente definir armadilhas não é suficiente, pois elas precisam ser ativadas por vez. O tempo também desempenha um papel importante, pois uma ativação prematura pode resultar em Laegrinna caindo em sua própria armadilha ou permitindo que seus rivais a peguem. Dependendo da maneira como um inimigo é morto ou capturado, os três servos do Diabo - Veruza, Caelea e Lilia (cada um representando um aspecto diferente da crueldade: Tormento Sádico, Morte Elaborada e Morte Humilhante) - recompensam pontos e armadilhas aprimoradas.