Lumines Electronic Symphony utiliza os novos recursos do PlayStation Vita como o touch pad na parte traseira, mantendo os controles clássicos já conhecidos nos primeiros Lumines na frente.
Lumines Electronic Symphony agora usa blocos 3D animados em vez de sprites 2D. O jogo usará os controles frontais da tela de toque para mover e girar blocos, mas também suportará controles analógicos e D-pad.
Nos títulos anteriores do Lumines, um jogador desbloqueou skins com base em sua capacidade de alcançá-lo com sucesso. No entanto, no Lumines Electronic Symphony, um sistema de pontos de experiência foi integrado. Agora todos os pontos que um jogador recebe em uma sessão são convertidos em XP, então conforme o jogador sobe de nível, skins e avatares adicionais serão desbloqueados.
Cada avatar tem uma habilidade para um único jogador e multijogador mapeada para eles. Os jogadores desbloqueiam mais avatares e encontram as habilidades que melhor se adequam ao seu estilo de jogo.
A Q Entertainment recrutou a empresa de design BUILD (fundada por ex-membros da Designers Republic e Psygnosis) para criar muitos dos materiais de marketing do jogo, como o novo logotipo, a fonte do jogo e os elementos gráficos para o design da embalagem.