Os jogadores assumem o papel de Takumi Aiba ou Ami Aiba, hackers amadores japoneses masculinos e femininos. Eles recebem um dispositivo chamado Digimon Capture de um misterioso estranho em uma sala de bate-papo que lhes permite capturar e fazer amizade com Digimon, criaturas que habitam uma versão de próxima geração da Internet chamada Cyberspace Eden, na qual os usuários podem entrar fisicamente. Depois de viajar para os níveis mais baixos do Éden, eles são atacados por uma entidade baseada em dados chamada "Eater", que deixa seus corpos meio digitalizados e descobrem que agora podem viajar livremente entre o mundo real e o mundo virtual por meio de terminais. Eles são abordados por uma mulher chamada Kyoko Kuremi, chefe da Agência de Detetives Kuremi, que os recruta como parte de sua divisão cibernética.
Digimon Story: Cyber Sleuth, desenvolvido pela Media.Vision e publicado pela Bandai Namco Entertainment, e baseado na franquia Digimon. É o quinto jogo da série Digimon Story, após Super Xros Wars de 2011, e o primeiro a ser lançado em consoles domésticos. Um jogo Digimon que empresta e melhora muitos elementos dos jogos Pokémon da Game Freak, e os Digimons podem ser capturados/digitalizados. O sistema de batalha para este jogo tem muitas semelhanças com o CTB (baseado em turnos condicionais) de Final Fantasy X.