Após a queda de Aziraal, Deus do Fogo, o Lorde das Trevas Gandohar quase alcançou o seu objetivo de perturbar o equilíbrio entre os elementos. A magia negra surge na terra para preencher o vazio. Reconhecendo o potencial de controle total sobre os poderes das trevas, Gandohar começa a usar o poder da armadilha de Aziraal dentro de Kyra, a descendente dos Órfãos. Apesar de sua ascendência, Kyra não consegue suportar a tensão. Com Antaloor já em suas garras, Gandohar elabora um novo plano em sua fortaleza em Oswaroth. Ainda há quem lute contra o tirano, na esperança de mudar a relação de forças a seu favor. A luta por Antaloor continua...
Cinco anos se passaram desde que acontecimentos dramáticos levaram o mundo inteiro à beira do abismo. O herói é prisioneiro nas masmorras do castelo de Gandohar. Suas esperanças de salvar sua irmã desapareceram com sua liberdade. Assim como o desespero ameaça dominá-lo, a esperança vem de onde ele menos esperava. Os Orcs, uma raça que o herói sempre odiou, reuniram um esquadrão de resgate que liberta o herói de suas amarras. Ele emerge em uma terra profanada pelo mal. Ele embarca em uma jornada para esclarecer o passado sombrio de Gandohar, na esperança de descobrir um ponto fraco na defesa de seu inimigo. Se ele falhar, perderá sua irmã para sempre.
Two World II é um RPG de fantasia que continua a história do primeiro jogo.
Aziraal era o antigo deus da guerra reverenciado pelos Orcs e que dizia possuir imensos poderes. Quando a tumba de Aziraal foi aberta no final do primeiro jogo, os poderes do deus foram transferidos para a irmã do nosso herói. Agora, o senhor das trevas Gandohar, determinado a ter o poder de Aziraal para si, capturou o nosso herói e a sua irmã e está a drenar esses poderes dela. A fuga da prisão funciona como um tutorial para o jogo até que o herói finalmente saia para Antaloor.
Há um mundo enorme a ser explorado contendo desertos, florestas, pântanos, praias, cidades e áreas rurais, além de muitas cavernas e masmorras escondidas. Haverá encontros com todos os tipos de monstros imagináveis, desde insetos assassinos até feras enormes, bem como inimigos humanóides de raças variadas. Como os níveis dos inimigos não estão vinculados ao nível do jogador, algumas lutas precisam ser evitadas até que o herói avance e aumente suas habilidades. O jogo se orgulha de haver missões suficientes para manter os jogadores ocupados por cerca de 100 horas.
No jogo single-player, o herói só pode ser um homem. Sua especialidade (guerreiro, ranger, mago) pode ser alterada à vontade trocando de equipamento. O sucesso de cada um depende inteiramente de como os pontos de habilidade ganhos são atribuídos.
Two Worlds II apresenta melhorias em relação ao primeiro jogo, incluindo nova interface de usuário, mecanismo de jogo e sistemas de magia e criação. Inclui todos os elementos de jogabilidade que faziam parte de Two Worlds I (andar a cavalo, criar, forjar, alquimia). A navegação (planejada para o primeiro jogo, mas nunca lançada) é possível neste jogo, embora em apenas alguns locais.
Talentos e habilidades podem ser aprendidos para aprimorar cada forma de combate. Os feitiços aprendidos podem ser combinados entre si usando os novos modificadores de cartas para aprimorar ou alterar seus efeitos. Melhorias nos aspectos de fabricação/forjamento tornam possível melhorar armas e armaduras de forma diferente. Por exemplo, os objetos no inventário podem ser divididos em seus elementos básicos (tecido, madeira, ferro).
Two Worlds II também oferece cinco modos multijogador para até 8 jogadores: Crystal Capture, PvP, Dual, Adventure (7 capítulos) e um modo Village. No modo multijogador, novos personagens são criados com a escolha de diversas raças e podem ser masculinos ou femininos.