PES 2014 foi desenvolvido com seis elementos-chave em mente, que definirão a física e as características do jogo. PES 2014 centrará tudo na bola: como ela se move e como os jogadores a utilizam. Física da bola, estatura do jogador, velocidade e altura do passe, tudo será levado em consideração para recriar a experiência de futebol mais realista em casa. Os jogadores serão uma parte importante do jogo com o Motion Animation Stability System (M.A.S.S.), que aumentará o realismo dos contatos físicos entre os jogadores, dos tackles e das decisões tomadas em campo pela IA para ter jogos mais abertos. O público terá influência no desempenho da equipe. Em campo, o desempenho de um jogador individual, bom ou mau, também terá efeito na equipa, dando-lhe um impulso moral se tiver um momento de brilho individual; ou forçar seus companheiros a apoiá-lo se ele não estiver bem.
Introduzido no PES 2013, o sistema Player ID recriou fielmente os movimentos e habilidades de cerca de 50 jogadores famosos. No PES 2014, esse número será aumentado e também será aplicado a elencos completos para replicar o estilo de jogo de um time. Com o novo Plano Combinado, os usuários poderão definir uma variedade de táticas diferentes em áreas-chave do campo usando três ou mais jogadores. Esses jogadores farão corridas muito diferentes para explorar lacunas na defesa ou no meio-campo, usando os flancos, corridas curvas ou jogadas sobrepostas para se colocarem à disposição.
Novidade neste ano, os jogadores agora podem mudar de time na Master League e treinar uma seleção nacional. Os jogadores também podem criar o 3º e o 4º kits. Alguns terceiro e quarto kits são oficiais. A versão PS2 possui as mesmas características das demais versões. A UEFA Europa League também aparece como modo único.