O rei Sharaman da Pérsia e seu filho, conhecido apenas como Príncipe, passam pela Índia a caminho de Azad e conquistam uma cidade com a ajuda do vizir traidor do marajá local. Durante a batalha, o Príncipe busca ganhar honra e glória em sua primeira batalha e segue direto para os cofres do tesouro do Marajá, onde descobre as míticas Areias do Tempo contidas com segurança em sua Ampulheta e na Adaga do Tempo, que ele rapidamente aprende que pode voltar atrás. tempo um curto período. Quando o príncipe apresenta a adaga a seu pai, o vizir traidor a exige como pagamento, mas é recusada pelo rei Sharaman. Os persas então continuam sua jornada para Azad com a riqueza dos prisioneiros tirados do Marajá, entre eles a bela filha do Marajá, a Princesa Farah.
Em Azad, o Vizir, agora a serviço do Rei Sharaman, engana o Príncipe para que ele use a Adaga para liberar as Areias do Tempo da Ampulheta. Uma terrível tempestade de areia envolve o reino e as Areias do Tempo transformam todos os ocupantes do palácio em monstros. Apenas o Príncipe, Farah e o Vizir permanecem inalterados devido às suas posses; uma adaga, um medalhão e um cajado, respectivamente. Em meio à catástrofe, o Vizir exige a adaga do Príncipe, que se recusa e consegue escapar.
O Príncipe logo se junta a Farah na tentativa de devolver as Areias do Tempo à Ampulheta, que o Vizir move para o topo da Torre do Amanhecer. À medida que avançam pelo palácio, a dupla é constantemente atacada por Monstros de Areia (incluindo um Rei Sharaman possuído pela areia) e pela rede mortal de armadilhas acionadas na esperança de matar as criaturas. O Príncipe fica cada vez mais desgastado até que sua armadura principesca se transforma em meros fragmentos e seu corpo fica coberto de feridas sangrentas.
Embora inicialmente o Príncipe não confie em Farah por causa dos maus tratos que os persas lhe dispensaram, os dois começam a se aproximar com o passar do tempo. Após uma terrível batalha na subida da Torre do Amanhecer, eles alcançam a Ampulheta e estão prestes a completar sua missão. missão quando o Príncipe hesita, subitamente desconfiado de quais são realmente os motivos de Farah. Antes que Farah possa convencer o Príncipe do contrário, o Vizir confronta a dupla e usa seus poderes mágicos para prender Farah e o Príncipe em uma tumba.
Enquanto esperam para morrer no túmulo, Farah conta ao Príncipe, que também revela sua claustrofobia, uma história que ela nunca havia contado a ninguém antes, sobre uma época em que ela era pequena, quando sua mãe lhe contou sobre uma palavra mágica secreta que a ajudaria. escapar de tudo que a assustava: "Kakolookia".
Assim que o Príncipe repete a palavra, como num passe de mágica, o Príncipe se encontra em um túnel misterioso que desce para uma casa de banhos onírica que lembra as fontes mágicas que o Príncipe usou anteriormente para aumentar sua saúde. Lá ele conhece Farah convidando-o para tomar banho; enquanto se banham, o Príncipe e Farah finalmente fazem amor e encontram conforto um no outro em meio à sua situação perigosa. Quando o Príncipe acorda, ele se encontra de volta à tumba e descobre que a caverna mágica era apenas um sonho, mas ele acreditava que Farah também a havia compartilhado. No entanto, Farah, a Adaga e sua espada desapareceram, deixando-o apenas com o medalhão de Farah para protegê-lo das Areias do Tempo.
O Príncipe, tendo encontrado uma nova espada que destrói os monstros de areia ao entrar em contato, persegue e alcança Farah mais uma vez no topo da Torre do Amanhecer, que ele deve escalar pelo lado de fora. Quando o Príncipe finalmente chega ao topo, ele encontra Farah sendo dominada pelos monstros de areia e ela está pendurada em um penhasco perto da Adaga, enquanto o Príncipe agarra a lâmina; e Farah, percebendo que o Príncipe morrerá para salvá-la, em vez disso se sacrifica e larga a Adaga; e fiel à profecia do jogo "se você quiser viver, morra de amor", ela cai para a morte na sala da Ampulheta abaixo. O Príncipe então tenta usar a adaga para salvá-la, mas encontra os tanques de areia vazios, já que Farah os usou todos. Enfurecido pela morte de sua amante, o Príncipe usa a Adaga para massacrar o último dos monstros de areia na torre e desce para chorar sobre o corpo de Farah. Enquanto o Príncipe chora, o Vizir emerge das sombras e oferece ao Príncipe uma parceria em seu plano maligno, prometendo-lhe a vida eterna; no entanto, o Príncipe recusa com raiva porque aqueles que ele amava morreram, e antes que o Vizir possa detê-lo, o Príncipe enfia a Adaga do Tempo na Ampulheta, retrocedendo o tempo até a noite anterior à invasão do reino do Marajá. O Príncipe acorda, ainda com a Adaga do Tempo, e secretamente vai até o quarto de Farah, onde conta a ela toda a história, da qual ela não se lembra porque ainda não havia acontecido. Porém, o Vizir descobre o Príncipe, e temendo sua traição planejada já revelada, tenta matar Farah e o Príncipe, contando que ele sofria de tuberculose e morreria de qualquer maneira e que seu plano era curar sua morte iminente com a vida eterna. . Na batalha que se seguiu, o Príncipe mata o Vizir. Ele então devolve a Adaga do Tempo para Farah, que pergunta por que o Príncipe inventou uma história tão inacreditável para provar a traição do Vizir. O Príncipe então beija Farah, esperando que ela se lembre; mas ela rejeita seu avanço, e então o Príncipe usa a adaga para apagar o beijo e, em vez disso, diz falsamente a ela que era apenas uma história. Mas quando Farah pergunta seu nome ao Príncipe, ele responde: "Apenas me chame de Kakolookia", antes de partir, deixando Farah maravilhada.
Prince of Persia: The Sands of Time é um jogo de plataforma e quebra-cabeça em terceira pessoa, além de ação e aventura para computador e videogame publicado pela Ubisoft. Foi lançado em 21 de novembro de 2003 e é uma reinicialização da série de videogames Prince of Persia, criada por Jordan Mechner em 1989.
The Sands of Time, desenvolvido internamente na Ubisoft Montreal, captura com sucesso a mecânica do jogo de plataformas original e a estende para a geração 3D. Uma tentativa anterior da The Learning Company de transferir o jogo para 3D (Prince of Persia 3D) foi lançada em 1999, mas apesar da boa recepção inicial não conseguiu vender o suficiente e a empresa responsável pela trilogia original já estava fechando portas. O jogo foi elogiado por seu design visual, mecânica de jogo afinada e enredo intrigante, ganhando vários prêmios.
O jogo foi desenvolvido para PC, PlayStation 2, GameCube, Xbox e posteriormente uma versão 2D para Game Boy Advance e celulares. O sucesso de The Sands of Time levou a três continuações, Prince of Persia: Warrior Within (2004), Prince of Persia: The Two Thrones (2005) e Prince of Persia: The Forgotten Sands (2010). Uma versão remasterizada e em alta definição de The Sands of Time foi lançada na PlayStation Network para o PlayStation 3 em 16 de novembro de 2010.