Paradox Error é uma versão surreal do formato de plataforma de rolagem, combinando uma apresentação minimalista em preto e branco com um design autoconsciente que quebra a quarta parede. As falhas são integradas intencionalmente, permitindo ao jogador enganar a morte, abrir novas áreas acionando bugs ou saltar de elementos da interface do usuário como se fizessem parte do cenário. O menu principal da tela de título funciona como um centro de respawn, os cursores podem aparecer como inimigos ou guias úteis, erros gráficos obscurecem partes da tela e o personagem do jogador explode em pixels após a morte. Para sobreviver, você terá que identificar rapidamente quais partes da tela podem ser alcançadas, quais pixels podem ser tocados e quais são simplesmente arte de fundo. Adapte-se à medida que a jogabilidade muda repentinamente para uma perspectiva diferente ou requer interação com um objeto com falha para prosseguir. Em sua essência, Paradox Error é um quebra-cabeça ambiental em constante mudança, onde se espera que você morra repetidamente e use essas falhas para informar futuras tentativas, até que o objetivo esteja finalmente ao seu alcance. Decididamente difícil em dificuldade, mas justo o suficiente para encorajar o jogo repetido, este é um exercício de tentativa e erro, onde a determinação se torna sua própria recompensa.