Numa floresta remota e ensolarada, vários homens mascarados viajam a cavalo até à beira de um enorme penhasco com vista para o mar. Ao largo da costa há uma fortaleza dilapidada e de outro mundo, construída sobre altas torres rochosas. Alguns dos homens têm chifres no capacete. Esses chifres parecem os da cabeça de Malus. Os homens seguem por um caminho sinuoso em direção ao nível do mar, entram num pequeno barco e remam silenciosamente em direção ao castelo.
Eles trazem consigo um prisioneiro: Ico, um menino com uma característica imediatamente identificável: dois grandes chifres saindo de sua cabeça. Esses chifres são o resultado de uma antiga maldição que atingiu a vila de Ico por gerações e lhe rendeu todo o ódio e culpa por qualquer infortúnio que aflija seus moradores. Os homens o levaram para o castelo após seu décimo segundo aniversário para colocá-lo em um caixão misterioso nas profundezas dos corredores escuros da fortaleza, onde ele morrerá de fome ou sucumbirá ao frio. Para abrir o caminho até o caixão, eles pegam uma espada encantada que tem a capacidade de abrir os portões em formato de ídolo que dão acesso à sala.
Os homens forçam-no a entrar no caixão, ordenando-lhe que não resista e dizendo-lhe que o fazem "para o bem da aldeia". Depois que eles partem, no entanto, um tremor causado pelas muitas peças móveis antigas do castelo desaloja o caixão de Ico da parede, quebrando-o, mas deixando-o inconsciente. Durante esse tempo, ele tem uma visão estranha, ambientada em outra parte do castelo - uma gaiola de pedra com pontas pendurada no teto de uma enorme sala cilíndrica. Conforme Ico se aproxima da jaula em um caminho em espiral que sobe pelas paredes da sala, uma substância sombria se acumula no fundo da jaula, transbordando e pingando no chão abaixo. Outra sombra emerge das paredes atrás de Ico, engolfando-o e encerrando a visão. Ele acorda.
Ico começa a explorar o antigo castelo, puxando alavancas e abrindo portas em busca de uma saída. Logo, porém, ele se encontra exatamente no fundo da mesma sala que viu na visão, incluindo a gaiola de metal pendurada no teto. Ico sobe o caminho em espiral até chegar novamente ao topo da sala. Desta vez, a jaula contém uma jovem, Yorda, que fica sentada em silêncio. Ico a chama e promete encontrar uma maneira de deixá-la sair. Ele alcança uma alavanca que abaixa a gaiola até o chão. Ico desce e pula na gaiola, fazendo com que ela e um pedaço de madeira desalojado caiam no chão. O impacto abre a porta da jaula, libertando Yorda.
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Um menino é trancado em um castelo depois que chifres começaram a crescer em sua cabeça. Depois de se libertar de seus limites, ele resgata uma garota misteriosa de sua jaula. Juntos, eles devem escapar dos perigos do castelo e afastar as criaturas sombrias que assombram cada movimento seu.
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