Backbreaker é um videogame de futebol americano, desenvolvido pelo desenvolvedor de tecnologia britânico NaturalMotion, e lançado em 1º de junho de 2010 na América do Norte e em 25 de junho de 2010 na Europa. Um de seus destaques é o uso do Euphoria, um mecanismo de animação de jogos que determina as animações dinamicamente, em vez de depender de animações enlatadas. Backbreaker não usa times da National Football League (NFL) porque a Electronic Arts tem uma licença exclusiva para produzir jogos da NFL em sua série Madden. O jogo conta com um extenso editor de logotipo e construtor de equipes que foi chamado de "um de seus lados positivos". NaturalMotion anunciou Backbreaker em agosto de 2007, com data de lançamento prevista para o final de 2008. O jogo acabou sendo adiado até meados de 2010.
Backbreaker recebeu críticas mistas. Embora tenha sido elogiado pelo sistema de animação Euphoria, jogabilidade física realista e editor de logotipo, também foi criticado por seu jogo online fraco, jogo de passes ruim e falta de profundidade nos modos para um jogador. Após as revisões, o jogo de passes foi ajustado pelo patch da casa grande. A versão do jogo para Xbox 360 recebeu uma avaliação geral de 54% do agregador de críticas Metacritic, enquanto a versão para PlayStation 3 recebeu 58%. A versão iOS e Android recebeu uma classificação de 4,5 de 5 estrelas pelo Touch Arcade. Um patch lançado em 6 de agosto de 2010 aliviou muitos dos problemas que os críticos tiveram com o jogo após o lançamento e incluiu atualizações como: IA aprimorada, novos livros de jogo e um recurso de replay aprimorado.