Após uma montagem que detalha brevemente a criação, o início da vida e o treinamento do Esquadrão Delta nas instalações de clonagem em Kamino, o jogo começa com a equipe sendo implantada na linha de frente da Batalha de Geonosis no início das Guerras Clônicas. Lá, o líder da equipe Delta-38 ("Boss", o personagem do jogador) se encontra com os companheiros de esquadrão 62, 40 e 07 ("Scorch", "Fixer" e "Sev" respectivamente) enquanto eles recebem sua primeira missão: para assassinar Sun Fac, tenente-chefe do Arquiduque Geonosiano Poggle, o Menor, um dos membros do Conselho Separatista. Após a conclusão bem-sucedida de seu objetivo, o Esquadrão Delta sabota a fábrica de dróides sob o quartel-general de Sun Fac, desativa um bunker antiaéreo que está causando estragos nas forças aéreas do Exército da República e se esgueira para uma nave central classe Lucrehulk da Federação Separatista de Comércio desabilitada para roubar códigos de lançamento importantes para evitar a retirada da frota separatista; escapando momentos antes do navio ser destruído.
Um ano após o início da guerra, o agora veterano Esquadrão Delta é enviado para investigar o abandonado Procurador do Navio de Assalto da República (RAS) classe Acclamator, sua antiga casa antes de ser destacado para o serviço ativo. O Esquadrão Delta se divide para investigar, perdendo rapidamente contato com o comando ao embarcar na nave. Ao entrar, a equipe encontra o Promotor aparentemente abandonado e em mau estado. O esquadrão perde contato com Scorch depois que ele relata interferência elétrica em seu visor e Boss logo é emboscado por dróides necrófagos. Boss vai até um dos núcleos de dados da nave para se reunir com Sev, mas ele é subitamente atacado e capturado por um Trandoshano que faz parte de uma grande tripulação de traficantes de escravos e mercenários que assumiram o controle da nave. Tendo evitado a captura, Boss e Fixer se encontram, mas logo são atacados por dróides de batalha implantados pelos Trandoshanos. Depois de resgatar os membros do esquadrão cativos, o Esquadrão Delta retoma a ponte do navio e destrói um dispositivo de interferência que restabelece a comunicação com o comando. Fica claro que os Trandoshanos pretendem vender a nave aos Separatistas em troca de dispensadores de droides de batalha. Descendo para os hangares, o Esquadrão Delta destrói o módulo de transporte Trandoshan durante sua retirada. Imediatamente depois, um navio de guerra da Federação Comercial da classe Lucrehulk sai do hiperespaço. Enquanto os reforços da República estão a caminho, o Esquadrão Delta defende a nave contra hordas de dróides de batalha. Depois de repelir com sucesso as forças droides que se aproximavam, o navio de guerra inimigo começa a abrir fogo contra o Promotor. O Esquadrão Delta abre caminho até o convés de artilharia para ativar os turbo lasers da nave e se defender. A chegada oportuna de uma segunda nave da República, a RAS Arrestor, dá ao esquadrão tempo suficiente para ativar os turbo lasers, destruindo o Navio de Guerra Separatista e desligando todos os droides de batalha restantes a bordo.
O caos irrompeu por toda a galáxia. Como líder de um esquadrão de elite dos Comandos da República, a sua missão é infiltrar-se, dominar e, por fim, aniquilar o inimigo. Seu esquadrão seguirá suas ordens e liderança, trabalhando em equipe de forma instintiva, inteligente e instantânea. Você é o líder deles. Eles são sua arma.
Star Wars: Republic Commando é um videogame tático de tiro em primeira pessoa, ambientado no universo Star Wars. Foi desenvolvido pela LucasArts usando o Unreal Engine e publicado para Xbox e Microsoft Windows em 2005. O jogo apresenta modos de jogo single-player e multiplayer. Na história, ambientada no universo expandido Star Wars Legends, os jogadores assumem o papel de RC-1138 ("Boss"), um soldado clone de elite, conhecido como "comando clone", e líder da unidade de operações especiais Delta Squad, consistindo em três comandos clones com personalidades e traços de caráter distintos: RC-1262 ("Scorch"), RC-1140 ("Fixer") e RC-1207 ("Sev"). A história segue o Esquadrão Delta enquanto eles completam missões cada vez mais difíceis ao longo das Guerras Clônicas e aprendem a se unir como uma equipe.
Republic Commando recebeu críticas geralmente favoráveis no lançamento. Muitos críticos elogiaram a história e o combate, mas criticaram a curta duração e o multiplayer mediano. Nos anos desde o seu lançamento, ele passou a ser considerado um dos melhores jogos Star Wars já feitos e ganhou seguidores cult.
Uma versão aprimorada do jogo da Aspyr está programada para ser lançada para Nintendo Switch e PlayStation 4 em 6 de abril de 2021. Conforme relatado por Jordan Ramée da GameSpot, “Manejado pela Aspyr Media, Star Wars: Republic Commando Remastered traz o Xbox original de 2005 e jogo de PC para PS4 e Switch com gráficos HD aprimorados e controles modernizados, embora o multiplayer esteja ausente. Fora isso, é o mesmo jogo. E embora as falhas em sua jogabilidade só sejam mais perceptíveis agora, 16 anos depois, esta remasterização ainda consegue entregar uma história convincente de quatro comandos especializados envolvidos em uma variedade de missões de combate nas Guerras Clônicas.".