Depois de um período de desenvolvimento um tanto conturbado que durou mais de dois anos desde a campanha de sucesso no Kickstarter, em janeiro de 2016, o jogo está finalmente pronto para pegar a estrada.
Inspirado nos jogos, sons e visuais do final dos anos 80 e início dos anos 90, Slipstream tira sua fórmula básica do clássico arcade OutRun: uma viagem por paisagens exóticas ao redor do mundo, com caminhos ramificados no final de cada fase permitindo ao jogador escolher o próximo destino. A jogabilidade de direção obtém uma camada adicional de profundidade de duas mecânicas principais, a deriva, que é necessária para contornar curvas fechadas, e o homônimo do jogo, o turbilhão, uma manobra arriscada que dá ao jogador um aumento de velocidade se for executada corretamente.
Mas não seria um jogo de corrida sem corridas competitivas reais e, no Slipstream, ele vem em três sabores. No modo Arcade, o jogador será desafiado, em cada fase, para um duelo mano-a-mano com um piloto rival de um elenco colorido de personagens. O modo Quick Race é exatamente o que diz na lata, uma única corrida em qualquer uma das 20 pistas do jogo. E, por último, mas não menos importante, o modo Grand Prix é uma temporada de cinco corridas consecutivas, com placares e prêmios em dinheiro usados para atualizar o carro.
Slipstream é executado em um mecanismo de jogo personalizado pseudo3D real. Ou seja: ele usa o bom e velho dimensionamento de sprites 2D para dar a impressão de profundidade, mas não há modelos 3D ou gráficos 3D “reais” de qualquer tipo no jogo. Ele foi feito para parecer exatamente como os jogos do passado, incluindo algumas peculiaridades do motor, mas aproveitando o poder extra das plataformas modernas para adicionar conveniências como uma taxa de quadros suave de 60fps e filtragem de textura. A trilha sonora exclusiva também foi criada usando sintetizadores reais da época, como o Yamaha DX-21, para fazer o jogo soar tão autêntico quanto parece.
Com gráficos vibrantes em pixel art, música de sintetizador poderosa e jogabilidade intransigente, Slipstream tem como objetivo satisfazer a sede dos jogadores retrô por um jogo de corrida arcade da velha escola, ao mesmo tempo que é moderno o suficiente para satisfazer os jogadores mais jovens.
Slipstream é um jogo de corrida influenciado e inspirado na série OutRun, nos jogos SEGA em geral, na estética Initial D, Vaporwave e Synthwave e no espírito dos fliperamas dos anos 90. Ele usa um mecanismo pseudo3D real para fornecer uma experiência retro autêntica em um shell moderno. Depois de ter sido financiado via kickstarter em 2016 e atrasado mais vezes do que o desenvolvedor gostaria de admitir, foi lançado de forma independente para PC em 2018.