Em Renegade, o jogador controla um vigilante (chamado Mr. K na versão NES), que luta contra diversas gangues de rua em seu caminho para salvar sua namorada.
Ao contrário do jogo subsequente Double Dragon da Technos, o campo de jogo é limitado a uma área de duas telas (uma plataforma de metrô, um porto, um beco, um estacionamento e o esconderijo de uma gangue) e não rola continuamente. Das quatro fases do jogo, a primeira, a segunda e a terceira começam cada uma com o jogador lutando contra um grupo composto por dois tipos diferentes de inimigos pequenos: um com menos pontos de vida e um ataque mais forte (geralmente armado com uma arma) e um com mais pontos de vida, mas com ataque mais fraco e capacidade de agarrar o jogador por trás, tornando-o vulnerável aos ataques de outros inimigos.
Quando restarem apenas três subordinados (em qualquer combinação dos dois), seu chefe virá do lado de fora e se juntará à luta. Quando o chefe é derrotado, todos os inimigos restantes recuam para a parte inferior da tela e a fase termina. A segunda fase segue a mesma fórmula, mas começa com uma série de inimigos andando de motocicleta tentando atropelar o jogador, e traz os inimigos normais assim que os motociclistas são derrotados. A terceira fase é uma gangue de mulheres; a chefe deles é uma mulher muito grande que não pode ser derrubada facilmente. A quarta fase apresenta um único tipo de inimigo empunhando uma faca que pode matar o jogador com um golpe. Depois que o jogador derrota a primeira onda de inimigos, o personagem principal entra em um prédio na extremidade direita do palco. Lá, ele enfrenta mais três inimigos empunhando facas e o chefe final, um mafioso cujo tiroteio também é mortal com um único golpe. Assim que o chefe final é derrotado, o personagem principal sai do prédio e é saudado por sua namorada resgatada, que lhe dá um beijo. O jogo então inicia o próximo ciclo com dificuldade aumentada.
Além de um joystick de oito direções, existem três botões; ataque esquerdo, ataque direito e salto. Pressionar o ataque na direção para a qual o personagem está voltado causará um soco, enquanto atacar na direção oposta executará um chute traseiro. Salto, seguido imediatamente por um dos botões de ataque, que executará um chute saltitante na direção do ataque.
Pressionar o joystick duas vezes rapidamente, para a esquerda ou para a direita, fará com que o jogador corra, momento em que atacar na direção da corrida executará um soco de corrida, pular executará automaticamente um chute voador e atacar na direção oposta trará o jogador parar repentinamente e executar um chute para trás. Pressionar um inimigo abatido fará com que o jogador se sente em cima do inimigo, momento em que atacar em direção ao inimigo fará com que o jogador o esmurre. Os chefes só podem ser enfrentados se todos os inimigos normais tiverem sido derrotados e, a menos que o nível de energia do chefe seja baixo o suficiente, ele confundirá o jogador.