Quando uma viagem a uma cabana remota deixa oito amigos presos na encosta de uma montanha, acontecimentos sinistros os fazem suspeitar que não estão sozinhos...
Tomado pelo medo e com a tensão no grupo aumentando, calce as botas trêmulas de cada um dos oito personagens aterrorizados enquanto procura pistas sobre a identidade do assassino perturbado. Ao tomar decisões de vida ou morte usando o sofisticado sistema de “efeito borboleta”, tudo o que você fizer alterará drasticamente o curso da história – e o destino de cada personagem.
Until Dawn é um videogame interativo de drama e terror de sobrevivência. Foi originalmente programado para ser lançado no PlayStation 3 e contar com suporte para PlayStation Move, mas em agosto de 2014, o jogo foi reintroduzido como exclusivo do PlayStation 4.
Until Dawn foi projetado para ser jogado várias vezes, já que os jogadores perderão bastante conteúdo com uma única jogada. Cada um durará cerca de nove horas e a mecânica do jogo utiliza um novo sistema de jogo chamado “Efeito Borboleta”, no qual qualquer escolha de ação do jogador pode causar consequências imprevistas no futuro. Por exemplo, localizar uma arma em um capítulo anterior pode permitir ao jogador pegá-la no futuro, quando uma cena de perseguição leva de volta à mesma sala. Ao longo do jogo, os jogadores tomarão decisões difíceis durante dilemas éticos ou morais, como sacrificar um personagem para salvar outro. O sistema Butterfly Effect confunde a linha entre as decisões certas e erradas e é possível aos jogadores manter todos os oito personagens vivos, bem como fazer com que todos os oito morram, permitindo muitos caminhos e cenários diferentes, além de oferecer vários finais diferentes. Until Dawn tem um sistema rigoroso de salvamento automático para evitar que os jogadores recarreguem um arquivo salvo anterior para um ponto anterior do jogo, caso se arrependam de uma decisão tomada no jogo. A única forma de alterar a escolha do jogador é reiniciar o jogo do início ou continuar até o fim e iniciar um novo jogo. Em uma entrevista com desenvolvedores, foi dito que Until Dawn tem “centenas de finais”. Finais diferentes têm variações diferentes dependendo da combinação de personagens vivos no final do jogo.
A jogabilidade é focada na exploração, eventos em tempo rápido e na descoberta de pistas, bem como na tomada de decisões. Existe um sistema no jogo que acompanhará todas as pistas e segredos que os jogadores descobriram no total, mesmo que haja várias jogadas; essas pistas permitirão ao jogador desvendar os mistérios de Blackwood. Em termos de mecânica de jogo e tema, Until Dawn é considerado semelhante a Heavy Rain e Beyond: Two Souls.
Until Dawn recebeu uma resposta crítica positiva após o lançamento, com elogios direcionados ao visual, mecânica de escolha, elementos de terror, música, dublagem e design de jogabilidade. A maior parte das críticas que o jogo atraiu foi em relação à história, principalmente à segunda metade, ângulos de câmera, movimentos dos personagens e enredo parcialmente linear.