Navegue pelos enganos mascarados e pela magia mortal de uma cidade vividamente veneziana neste RPG de pausa para táticas totalmente dublado!
Na turbulenta Citte della Ombre, a religião não tem influência. Somente as canções cantadas sobre os feitos de alguém levarão o legado de um Ombriano para além da morte. Aqueles que detêm até mesmo o menor pedaço de poder farão todos os esforços para garantir que suas canções continuem vivas. Entra em cena as Mascherines – máscaras de tempos antigos que permitem que seus portadores canalizem os elementos em magia destrutiva.
Os Mascherines perpetuaram uma cultura de desigualdade entre os sedentos de poder conhecidos como Masquerada e as empobrecidas classes mais baixas, os Contadani. Uma guerra civil prolongada, desencadeada pelos rebeldes Contadani que roubam Mascherines da Masquerada, só deixou cicatrizes de desconfiança em toda a Citte desde então.
Os jogadores seguem os rastros de um investigador especialista, Cícero Gavar, que foi exilado por um crime contra o Estado há cinco anos. Cícero foi agora convocado de volta a Ombre para resolver o misterioso sequestro do diplomata Razitof Azrus, cujo rastro deixou um rastro de morte. À medida que outros membros da Máscara se juntam à investigação de Cícero, todos com dúvidas uns sobre os outros dentro desta cultura de engano, a sua fé será levada ao limite enquanto uma conspiração mais profunda espreita nas sombras de Ombre.
Cícero e seus quatro companheiros têm cada um suas próprias classes, das quais existem três tipos distintos: o malandro Sicario, o monolítico Pavisierre e o bárdico Dirge. Cada um dos companheiros de Cícero especializa-se numa destas posturas em combinação com um elemento específico, enquanto o próprio Cícero é capaz de escolher o seu próprio elemento e alternar entre as posturas à vontade.
Os jogadores podem aproveitar as sinergias entre os feitiços mágicos de cada personagem por meio do sistema Elemental Tag. Ao lançar elementos específicos em sucessão, os jogadores podem aproveitar efeitos de status baseados em elementos para controlar a multidão, como fumaça ofuscante ou uma nuvem de vapor debilitante. Por exemplo, um feitiço de terra inflige a um inimigo uma etiqueta elementar de terra, que pode ser acionada por um feitiço de água para enredar o inimigo em uma lama espetacular.
Os modificadores de habilidade permitem mais variações nas táticas do campo de batalha. Por exemplo, com Zephyr – o feitiço de teletransporte de Cícero – os jogadores podem escolher uma modificação orientada para o ataque que lança ar quente quando Cícero reaparece. Alternativamente, uma modificação defensiva poderia soprar ar frio para congelar os inimigos no local original de Cícero, dando-lhe tempo para se recuperar ou lançar outros feitiços.
O posicionamento no campo de batalha tem grande importância em Masquerada. Todos os personagens dos jogadores, NPCs e inimigos possuem armaduras (sejam físicas ou mágicas) que devem ser tratadas antes de serem capazes de feri-los. Com ataques pelos flancos, a armadura só pode mitigar metade do dano causado a um alvo, e ataques pela retaguarda causam dano total ao alvo. Como tal, planejar o posicionamento dos ataques mágicos torna-se vital.
Masquerada: Songs and Shadows é um RPG de ação tática desenvolvido pela Witching Hour Studios.